Clipestesia!


sábado, 7 de março de 2009

A Coreia é Pop!!

Missão: descobrir o que é sucesso no universo musical coreano!
.
Realmente, não foi uma tarefa fácil...
.
Mas eis que o Pop me salvou mais uma vez!
.
Notícia: "Cinco grandes nomes da música pop coreana foram escolhidos pelo Ministério da Cultura e do Turismo coreano para serem Embaixadores da Globalização da Música Coreana."
.
E os escolhidos foram: Bi Rain, TVXQ, Big Bang, SNSD (Girl’s Generation) e Wonder Girls (foto).
.
Pelo próprio nome em inglês, já percebe-se a globalização. E isso não ocorre somente nos nomes dos artistas, mas também nas músicas.
.
Trata-se de mais uma empreitada dentro da Hallyu, ou "onda coreana", que é a popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia. Essa onda ganhou força com a exportação de novelas, filmes e música popular produzidos na Coréia do Sul.
.
Então, vamos ver como é o pop coreano?
.
Bi-Rain (ou somente Rain) é classificado como entertainer, já que é cantor, dançarino, modelo e ator. Já participou de séries de TV e filmes pelo país, além, claro, de ter lançado álbuns.
.
No início do clipe de "I'm coming", acompanhamos o caminho de uma gota percorrendo um caminho contrário ao imposto pela lei da gravidade. Você até pode pensar se tratar de um clipe-cabeça, mas não... de repente, eis o caos! E lá está Rain se apresentando em meio ao fogo e o que sobrou das estruturas juntamente com seus dançarinos. Seria, digamos, o Justin Timberlake da Coréia!
.
.
O garotos das bandas TVXQ e do Big Bang confirmam que as boys bands continuam na crista da onda coreana. E da mesma forma que as norte-americanas e britânicas dos anos 1990, continuam a realizar as sequências coreografas (e podem ter outros dançarinos juntamente com eles, o que não ocorria no passado) e a sofrer por amor, mesmo no século XXI e com todas as novas tecnologias, principalmente, advindas da Ásia.
.
.
.
As bandas SNSD (Girl’s Generation) e Wonder Girls também mostram que grupos femininos fazem sucesso nas paradas e rádios da Ásia. Enquanto do lado ocidental, presenciamos a quase total ausência de bandas formadas somente por mulheres, como as Pussycat Dolls, no Oriente, eles reúnem até mesmo nove de uma vez só em um universo videoclíptico bem colorido e animado.
.
.
.
Todos os clipes desses artistas e até mesmo a alta quantidade de visualiações (o vídeo da banda Big Bang, por exemplo, já conta com mais de 2 milhões de acessos) retratam a importância que é dada a essa linguagem e a real expansão da música coreana mundo afora.

Marcadores: , , , , ,




sexta-feira, 6 de março de 2009

Coreia do Sul (agora sem acento)

Não é Japão, nem China. Mas é oriental e também tem os olhos puxadinhos...

República da Coreia, Coreia do Sul ou, simplesmente, Coreia. Por esses três nomes que é conhecido esse país asiático que ocupa a metade sul da península da Coréia e faz limites com a Coreia do Norte, o mar do Leste (mar do Japão), o estreito da Coreia, através do qual faz fronteira com o Japão, e com o mar da China Oriental e com o mar Amarelo, do outro lado do qual está a China. Grande parte das terras é continental, mas há também muitas ilhas costeiras. Seul é a capital e a maior cidade do país.
.

Já a Coreia do Norte do norte não é conhecida por outro nome além desse e ocupa, claro, a metade norte da Península da Coreia. Em suas fronteiras estão: China, Rússia, a o Mar do Leste (Mar do Japão), a Baía da Coreia e a Coreia do Sul. Sua capital é Pyongyang (é, eu também não sabia). Além de ser um dos poucos restantes países socialistas ao redor do mundo, mesmo com os problemas econômicos que vem sofrendo desde o fim da União Soviética.
.

A Coreia do Sul partilha a sua cultura tradicional com a Coreia do Norte. Ao longo da história, a cultura coreana foi influenciada pela da China. Hoje, os papéis invertem-se, com uma crescente influência coreana na China no que diz respeito à música popular, cinema, à moda e aos programas de televisão.

A cultura tradicional também foi influenciada pelo budismo, taoísmo e confucionismo. Muitos grandes sábios e filósofos viveram na Coreia, mas são mal conhecidos no exterior devido ao antigo isolacionismo do país.

Desde a sua divisão em dois estados separos, as duas coreias desenvolveram diferentes formar culturais contemporâneas.

Como uma forma de treinamento Militar, o Exército Sul Coreano usa o Taekwondo, que virou um esporte olímpico, onde os movimentos básicos são os chutes.
.
SEUL - CAPITAL DA COREIA DO SUL

Marcadores:






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Finlândia
COMO NO POST ANTERIOR
TURQUIA - A Fronteira entre o Ocidente e o Oriente
Kate Perry teria se inspirado em uma cantora colom...
Uma das melhores bandas do mundo vem da Colômbia
Rebolation e hip-hop na África do Sul
O hip-hop e o pop da África do Sul
Angola: Sem chocalho amarrado na canela
Um pouco mais da Itália
Só conhece músicas italianas por causa da novela d...





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009