Clipestesia!


sábado, 7 de março de 2009

A Coreia é Pop!!

Missão: descobrir o que é sucesso no universo musical coreano!
.
Realmente, não foi uma tarefa fácil...
.
Mas eis que o Pop me salvou mais uma vez!
.
Notícia: "Cinco grandes nomes da música pop coreana foram escolhidos pelo Ministério da Cultura e do Turismo coreano para serem Embaixadores da Globalização da Música Coreana."
.
E os escolhidos foram: Bi Rain, TVXQ, Big Bang, SNSD (Girl’s Generation) e Wonder Girls (foto).
.
Pelo próprio nome em inglês, já percebe-se a globalização. E isso não ocorre somente nos nomes dos artistas, mas também nas músicas.
.
Trata-se de mais uma empreitada dentro da Hallyu, ou "onda coreana", que é a popularização da cultura popular sul-coreana a partir dos anos 1990, em especial na Ásia. Essa onda ganhou força com a exportação de novelas, filmes e música popular produzidos na Coréia do Sul.
.
Então, vamos ver como é o pop coreano?
.
Bi-Rain (ou somente Rain) é classificado como entertainer, já que é cantor, dançarino, modelo e ator. Já participou de séries de TV e filmes pelo país, além, claro, de ter lançado álbuns.
.
No início do clipe de "I'm coming", acompanhamos o caminho de uma gota percorrendo um caminho contrário ao imposto pela lei da gravidade. Você até pode pensar se tratar de um clipe-cabeça, mas não... de repente, eis o caos! E lá está Rain se apresentando em meio ao fogo e o que sobrou das estruturas juntamente com seus dançarinos. Seria, digamos, o Justin Timberlake da Coréia!
.
.
O garotos das bandas TVXQ e do Big Bang confirmam que as boys bands continuam na crista da onda coreana. E da mesma forma que as norte-americanas e britânicas dos anos 1990, continuam a realizar as sequências coreografas (e podem ter outros dançarinos juntamente com eles, o que não ocorria no passado) e a sofrer por amor, mesmo no século XXI e com todas as novas tecnologias, principalmente, advindas da Ásia.
.
.
.
As bandas SNSD (Girl’s Generation) e Wonder Girls também mostram que grupos femininos fazem sucesso nas paradas e rádios da Ásia. Enquanto do lado ocidental, presenciamos a quase total ausência de bandas formadas somente por mulheres, como as Pussycat Dolls, no Oriente, eles reúnem até mesmo nove de uma vez só em um universo videoclíptico bem colorido e animado.
.
.
.
Todos os clipes desses artistas e até mesmo a alta quantidade de visualiações (o vídeo da banda Big Bang, por exemplo, já conta com mais de 2 milhões de acessos) retratam a importância que é dada a essa linguagem e a real expansão da música coreana mundo afora.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Coreia do Sul (agora sem acento)
Um pouco mais da Malásia
Longínqua e desconhecida, a Malásia é um dos segre...
Hip hop e rap cubano
Cinema, música e videoclipes
O que você conhece sobre Cuba?
O MUNDO É MELANCÓLICO...
NÃO É A BJÖRK!!
Attaque 77
Nusrat Fateh Ali quem? Famoso sim, e como!





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009