Clipestesia!


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Finlândia

Essa semana o VMC é para aqueles que, como eu, estão sofrendo por antecipação com o verão que começa na próxima semana. Quem disse que da Finlândia só vem o Papai Noel e piloto de Fórmula 1?


O país fica no norte da Europa e é frio, a temperatura pode chegar a -30°C! Só para se ter uma idéia, em um ponto do país o sol não nasce durante 51 dias no inverno! Tudo bem que ele não se põe por 73 no verão, mas não adianta muito... O país foi território sueco e posteriormente russo, e só conquistou sua independência definitiva em 1920, cem anos depois do Brasil, mas em condições bem diferentes. A independência foi decorrente de um forte patriotismo, o que causo a formação da identidade nacional sólida.
Porém, isso não impede que eles sejam antenados com o que acontece no resto do mundo. O Metal (e todas as suas variações) é muito popular na Finlândia. Quem não se lembra de Nemo do Nightwish?

Vem também da Finlândia uma banda clássica de Power Metal, o Stratovarius, que foi formado nos anos 80, acabou e voltou esse ano.

Uma banda (instrumental) muito interessante é o Apocalyptica. Os integrantes (quatro violoncelistas) se juntaram, em 1993, para fazer arranjos com violoncelos para músicas conhecidas de metal, mais tarde entrou um baterista. No início era só o Metallica, mas aos poucos, os álbuns traziam covers de outras bandas, como Sepultura e Pantera, e composições próprias.
Essa é a versão (arrepiante) para Nothing Else Metters do Metallica, com muito gelo, claro.

Mais ligado às tradições, o Korpiklaani é originário de uma banda de música folclórica chamada Shamaani Duo que aos poucos foi incorporando elementos do metal e mudou de nome. A influência da música folclórica é muito clara até no clipe, que é bem estereotipado, e divertido.

Mas nem tudo é metal! Existe um estilo musical de lá chamado Humppa, da onde saiu uma pérola chamada Elakelaiset, que não contente em gravar o clipe a seguir que dispensa comentários, ainda faz versões de clássicos do rock em ritmo de humppa, entre as vítimas estão Nirvana, Ramones, Mottorhead, Bon Jovi... Até da Macarena tem versão! Vamos de uma música própria, Humppasonni. Quem decifrar do que se trata, me conta depois.

Agora vamos começar a voltar ao Brasil, bem devagar para não dar choque térmico.
A ponte que vai nos ajudar é uma banda de Helsinque (capital da Finlândia) que faz versões de músicas brasileiras em finlandês. O nome da banda é Maria Gasolina (para unir Brasil e Finlândia tinha que ter carro no meio...) Há um tempinho atrás o 30 segundos do Clipestesia foi com eles, o link é esse aqui: http://clipestesia.com.br/magazine/2009/edicao3609/360905.html
Infelizmente, a banda não tem clipe, o mais próximo disso é esse aqui:

Só para contrariar, a música do vídeo não é brasileira, e sim de um músico africano, eles também fazem versões de artistas de outras nacionalidades. Mas é bom para conhecer o trabalho da banda e se gostar, ir atrás de mais coisa no myspace deles: http://www.myspace.com/mariagasolina

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Boçal é com ç, ô anta.

25 de fevereiro de 2010 às 22:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



COMO NO POST ANTERIOR
TURQUIA - A Fronteira entre o Ocidente e o Oriente
Kate Perry teria se inspirado em uma cantora colom...
Uma das melhores bandas do mundo vem da Colômbia
Rebolation e hip-hop na África do Sul
O hip-hop e o pop da África do Sul
Angola: Sem chocalho amarrado na canela
Um pouco mais da Itália
Só conhece músicas italianas por causa da novela d...
Caldeirão canadense





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009