Clipestesia!


quinta-feira, 23 de julho de 2009

FUSION, TOTAL FUSION!

...ou o que uma professora minha chamaria, coerentemente, de Manguebeat dos Bálcãs...

Por Tais Lobo (taislobo@clipestesia.com.br)

Depois de ter ida à festa Go East, e dançar balkan beat até ficar desidratada, é claro que me inspirei para escrever, aqui, algumas coisas da Sérvia. Eu poderia, na verdade, abrir o leque e escrever sobre os Bálcãs, em sua totalidade e qualidade musical. Mas como o mundo não é tão grande, melhor falar de um país por vez! Então, falemos da Sérvia... ou melhor, daquele pedaço de região que constituiu a antiga Yugoslávia, na qual poderiam entrar, pelo menos, a Sérvia e a Bósnia.

É claro que começarei com meu amado Emir Kusturica, um diretor de Sarajevo, que além de ter dirigido uma série de longas metragens incríveis, gravou outros videoclipes sensacionais da The No Smoking Orchestra, banda da qual é integrante, juntamente ao parceiro honorário de composições, Goran Bregovic.

O maior dos videoclipes talvez seja o de Unza Unza Time, algo como um clipe-manifesto da Unza Unza Music, uma espécie de “manifesto musical” cujo princípio é a fusão “sonoro-cultural”, mesclando punk rock, com jazz, com música latina, música tradicional balcânica e, principalmente, com música cigana... Exemplificando:



Há também clipes de algumas soundtracks do longa-metragem Gato Negro, Gato Branco, também de Kusturica, como Bubamara, bem menos “rock’n’roll” do que o primeiro, em tom mais melancólico, mas, ainda assim, frenetissíssimo:



E voltando à fusão completa, temos o clipe da outra soundtrack do filme supracitado, Pitbull Terrier, uma lambada com um refrão heavy-metal:



E o que o Pará, o Chico Science e o Iron Maiden tem a ver com os Bálcãs?... That’s the world music, amigo!

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

muito bom!!

4 de setembro de 2009 às 11:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



O rock francês
O que mais tem na França?
Nem só de Edith Piaf sobrevive a França
Franceses sem biquinho... mas que você deve conhecer
A-HA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa é a mistura do Brasil com Egito
A Coreia é Pop!!
Coreia do Sul (agora sem acento)
Um pouco mais da Malásia
Longínqua e desconhecida, a Malásia é um dos segre...





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009