Clipestesia!


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Longínqua e desconhecida, a Malásia é um dos segredos mais bem guardados da Ásia

O post desta semana é sobre a Malásia, mas como quase ninguém conhece este curioso e escondido país, vou passar algumas informações sobre ele.

A Malásia é um país do sudeste asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Maláia e ilhas adjacentes, e uma parte do norte da ilha de Bornéu. Foi uma colônia do Reino Unido e em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelo Japão e em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957.


É uma sociedade multicultural com malaios, chineses, indianos e euroasiátiocos. A música tradicional malaia é fortemente influenciada pelas culturas chinesas e islâmicas. O país é coberto por uma das mais antigas e ricas florestas tropicais do planeta, tem praias perfeitas (equipadas, como toda praia perfeita, com resorts perfeitos), mergulho de primeira, artesanato lindo e barato, gastronomia de primeira e uma capital pra lá de moderna: Kuala Lumpur.


O lema do país é: “BERSEKUTU BERTAMBAH MUTU”, que quer dizer “A União Faz a Força”.

Se você um dia quiser ir passear pela Malásia, fique atento, para nós brasileiros não é necessário visto, uma vez que vigora desde junho de 1999 um acordo entre o Brasil e a Malásia que dispensa os nacionais de ambos os países do visto de turista para estadas de até 90 dias. Mas é bom lembrar que as autoridades sanitárias da Malásia exigem de todos os passageiros provenientes do Brasil (e da maioria dos países da América Central e do Sul) um certificado internacional de vacina contra a febre amarela.

Para abrir o post da semana, escolhi Nicholas Teo, vencedor de “2002 Astro Talent Quest”, uma espécie de Ídolos. Ele é um cantor chinês-malaio que iniciou sua carreira quando foi estudar em Taiwan. Quando retornou à Malásia, participou da competição, e o sucesso foi tanto que acabou levando-o a assinar contrato em Taiwan com a empresa Music Street e em 18 de junho de 2004 lançou seu primeiro álbum “1st Choice Nicholas”.

Teo já lançou cinco álbuns e em 2008 ganhou dois prêmios pela MTV Asia Awards, como artista malaio favorito e também como o artista favorito da Ásia. Ele já gravou diversos videoclipes, então escolhi um, o mais recente para mostrar um pouco do trabalho deste fenômeno malaio, que se espalhou pela Ásia, tendo fãs clubes em Taiwan, Hong Kong, China, Singapura, Vietnã e Coréia.





Os clipes de Teo se destacam pelo uso de efeitos especiais. Ele busca valorizar os traços da cultura asiática, mas sempre com sofisticação, inclusive nos figurinos. Romântico assumido, neste clipe Teo retrata um amor de luto, talvez uma frustração ou decepção, por isto explora os fundos escuros – isto não acontece apenas neste clipe, na verdade a maioria deles explora bastante esta estética, as cenas com pouca iluminação.



A maioria de seus videoclipes e músicas tem como tema uma decepção amorosa ou algo relacionado ao tema amor.
Amanhã tem mais Malásia no VMC!!!

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Hip hop e rap cubano
Cinema, música e videoclipes
O que você conhece sobre Cuba?
O MUNDO É MELANCÓLICO...
NÃO É A BJÖRK!!
Attaque 77
Nusrat Fateh Ali quem? Famoso sim, e como!
A morenisse musical da Índia
Gotan Project
Tango fusion do Bajofondo





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009