Clipestesia!


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Essa é a mistura do Brasil com Egito

O blog Volta Ao Mundo em Clipes retorna junto com o magazine do Clipestesia e prova que tem que ter charme pra dançar bonito! Calma, calma. Não falaremos de É o Tchan, mas sim do Egito e a sua produção de videoclipes.

Sabe aquelas músicas que nós escutamos em apresentações de Dança do Ventre ou perdida em alguma novela da Glória Perez? Provavelmente, ela veio do Egito. Parecem ser todas iguais? Então senta e se prepara, porque cada uma tem uma linha.

Um dos maiores popstars do Egito, Moustafa Amar tem 20 anos de carreira e vários clipes. Ele é um dos principais cantores de lá. Um de seus clipes vai muito além da música, da forma como Michael Jackson, Justin Timberlake e Lady Gaga fizeram. Além da música, ele faz como um curta-metragem com direito aos créditos finais em "El Leila Doub", ou seja: A Noite dos Apaixonados. Bem no que imaginamos da sensualidade e "fogo" do povo de lá, o clipe mostra exatamente isso.


Um outro clipe de Moustafa Amar mostra bem a cultura pop presente no Egito. Em "Habib Hayati", ele transita entre cenários do Egito "tradicional" e do contemporâneo, como por exemplo, dunas de areia, feiras ao ar livre e até boates. A temática da música é novamente o amor caliente incondicional! Mas, cá entre nós, precisamos admitir que o cara é bom nisso!

Detalhe na piscadinha no minuto 2:34


Usando trajes mais típicos e transitando por cenários que parecem até dos filmes de Alladin, Hisham Abbas também é um consagrado artista da música pop egípcia. Seu maior sucesso, Nari Narien, foi gravado com Jayashri.


Mas se lá eles têm os galãs da música, a ala feminina também é muito bem representada. Ruby é um dos principais nomes da música pop egípcia, mesmo em pouco tempo de carreira. Seguindo bem a linha dos popstars ocidentais, Ruby começou a fazer polêmica desde seu primeiro videoclipe. "Enta Aref Leih" foi seu primeiro single e videoclipe. Ao aparecer em trajes provocantes de uma dançarina do ventre, Ruby foi criticada pela mídia local. É claro que depois da polêmica, ela logo foi consagrada como um ícone pop.


Um pouco menos pop que os mostrados acima, encontramos Maryem Tollar. Ela é egípcia mas mora no Canadá atualmente e sua "world music" ganhou bastante reconhecimento por lá. Ela faz um som menos dançante e mais introspectivo, porém com as influências da música do Egito, através de instrumentos como a cítara.

Marcadores: , , , , , , , ,

2 Comentários:

Blogger Ari Holzbach disse...

A-do-rei!!!
Bem q VMC podia sortear umas passagens pros lugares que descreve né??

20 de junho de 2009 às 19:25  
Blogger Unknown disse...

ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É, Ari... quem sabe quando dominarmos o mundo teremos convênio com as empresas aéreas... hehe

22 de junho de 2009 às 20:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



A Coreia é Pop!!
Coreia do Sul (agora sem acento)
Um pouco mais da Malásia
Longínqua e desconhecida, a Malásia é um dos segre...
Hip hop e rap cubano
Cinema, música e videoclipes
O que você conhece sobre Cuba?
O MUNDO É MELANCÓLICO...
NÃO É A BJÖRK!!
Attaque 77





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009