A-HA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Confesso que conhecia muito pouco desse país tão pequenininho no norte da Europa até, no ano passado trabalhar com um trio de noruegueses em um projeto de arte-educação.
Eles me encantaram com suas histórias de geleiras eternas (e o som psicodélico captado a partir delas), casas fofas e um povo extremamente gentil e organizado.
Mas se você, pelo título do post achou que ia ficar só no A-Ha, se enganou. Eles realmente são a maior expressão da música norueguesa que se expandiu pelo mundo, mas nem só disso é feita a cena musical norueguesa.
Existe uma duplinha norueguesa muito fofa que fez parte da trilha sonora do filme Pokemón, com a canção Don't Say You Love Me. M2M não passou desse sucesso pro resto do mundo, mas na Noruega elas durarem um pouco mais que isso.
Saindo do A-Ha, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy montou com sua esposa e um amigo o trio Savoy.
Mas lá na Noruega não existe apenas rock e pop. O cenário eletrônico e hip hop também riquíssimo!
Entre diversos nomes da música eletrônica, escolhi para lhes apresentar, o Röyksopp. A canção Remind Me tem um clipe divertidíssimo, todo em animação.
Vejam esse clipe, a música é Happy Up Here, cheio de luzes e animação... Maneiríssimo!
No hip hop, escolhi o Paperboys. Uma dupla formada pelo Rapper Øyvind e o DJ Ole Aleksander. Ouçam Lonesome Traveler, conseguimos identificar o hip hop, mas tem td um instrumental bem diferente no fundo, muito bacana!
A musicalidade é bem única, mas o clipe...
Como qualquer outro de hip hop, tem bundas... Nesse caso eu gostei do ambiente ensolarado do clipe. Totalmente diferente do ambiente norueguês, mas eles falam de Barcelona, né?! E lá tem um sol bacana...
A Noruega tem muitos projetos de arte, música e vídeo experimentais. Eles tem instalações de música, escultura e luz em estações de metrô, escolas e diversos locais públicos de Oslo.
Obrigada pela companhia nessa viagem musical!
Beijocas Clipestésicas!
Marcadores: noruega