Clipestesia!


quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A morenisse musical da Índia

O VMC está de volta à ativa e, a partir de hoje, vai mostrar regularmente que nem só de inglês e português vive o videoclipe! Se você nos acompanhar nessa viagem, nunca mais vai encarar música do mesmo jeito...

Ariane Holzbach

Como ponto de partida, escolhi um país que, apesar de suas história milenar, não é muito conhecido no Brasil: a Índia.

Sim, a Índia tem lindas morenas, muitos mercados ao ar livre, especiarias e comida apimentada. Mas não é só isso. Não mesmo.

Você por acaso já ouviu falar no rock indiano?

Tudo começou lá pelos anos de 1970. Influenciados pelos Beatles, Elvis Presley e demais produtos do pop em inglês, a Índia viu surgir grupos que uniram instrumentos locais às guitarras distorcidas.

Um dos que fizeram muito sucesso foi o Indus Creed. O grupo virou febre nos anos 80 até meados dos anos 90 e influenciou boa parte do rock asiático. Dá uma olhada em um dos clipes da banda, Pretty Child:

Sim, o inglês é língua oficial na Índia.

Percebam que muitos elementos familiares a nós - como o conceito de ídolo pop, a câmera direcionada ao cantor, a supervalorização da imagem - estão fortemente presentes. Mesmo assim, elementos únicos à cultura indiana também aparecem: boa parte dos instrumentos utlizados, a iluminação natural (que confere uma estética ímpar ao vídeo) e as locações escolhidas, por exemplo.

A banda tem vários outros clipes que chegaram a passar na MTV local. Esse, particularmente, tem uma estética incrível especialmente no início:

Sim, Bollywood influenciou e influencia o mundo videoclíptico indiano.

Pra terminar esse post (sim, também vou ficar com gostinho de quero-mais), vou deixar vocês com água na boca com o The Raghu Dixit Project. Trata-se de um projeto liderado por um cantor indiano, Raghu Dixit, cuja idéia principal é mixar sons e influências indianas. Olha que música/clipe instigante:

Dá vontade de aprender a tocar!!!

Esse clipe é cantado em hindi, a outra língua ofical da Índia, e diz que devemos continuar lutando, não importa o que aconteça.

A Índia tem muuuito, muuuuuuito mais bandas/videoclipes do que a gente pode imaginar. Acompanhem o VMC e vá degustando aos poucos... Isso é só o começo!

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Gotan Project
Tango fusion do Bajofondo
Uruguaio ou Argentino
Breve História do Tango
Dias capitalistas
A queda da URSS
Sobrevivendo na censura
Rock'n Russia
Clipes na Política
Não se fazem mais chineses como antigamente





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009