Clipestesia!


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dias capitalistas

por José Maria Pugas Filho




Slot - Dead Stars


Então os dias de Comunismo tinham terminado. As filas para pão na Praça Vermelha eram aos poucos substituídas pelas do McDonalds. Era a nova Rússia, enriquecida pelos petrodólares e reorganizada pelas máfias.


O cenário underground do rock clássico russo também morria com Viktor Tsoi, morto em 1990. Em seu lugar, o grunge, punk rock, ska rock e rock alternativo tocavam na Nashe Radio, primeira rádio russa a tocar exclusivamente rock. Muitas, cantando em inglês.



Nochnie Snaiperi - Ya Esna




Tarakany - Poezd v Storonu Arbatskoy


O Pop-rock também atravessaria as fronteiras russas, começando pela banda Mumyi Troll.



 


Mumyi Troll- Nevesta

 




Os anos 2000 foram testemunhas do primeiro fenômeno internacional do rock russo. TaTu e seu pretenso lesbianismo mostrou a fusão do Rock alternativo e música eletrônica que marca o cenário russo.


Não que o Rockapop (o pop rock russo) tenha perdido espaço. De forma alguma. Ele prossegue o ritmo rock mais ouvido e consumido na Rússia. Mas representantes do folk, das tradições eslavas e lendas russas estão contentes com o fortalecimento do Folk Rock e, em destaque, com o Pagan Metal. O culto a "Alma Russa" está em alta.



Arkona - Pokrovi Nebesnogo Startsa



Nem tudo são flores. Apesar do cenário russo do rock estar em um de seus melhores dias, com a internacionalização de suas vendas e o fim da censura, não podemos assumir que está tudo bem.


Como em outras partes do mundo, o rock é usado como veículo de dissiminação do ódio racial. Através de clipes caseiros, a internet é um terreno próspero para difusão de clipes que conciliam a adoração a ídolos genocidas da época comunista, como Stalin. Culpam as minorias étnicas de países empobrecidos da ex-URSS pelo fim do sonho comunista. E justificam, com sua ira desmedida, invasões como a que vimos na Geórgia.


E é com um destes vídeos que encerraremos nosso especial Rússia... Boa sorte, Rússia. Esperamos que no nosso próximo encontro não tenhamos que nos confrontar com estes idiotas. Que eles se lembrem que foi o inverno russo que recuou o Nazismo na Europa.




_________ pra saber mais:

# Música Russa na Internet - toneladas de bandas de rock russo- http://russmus.net/genre.jsp?g=rock/pop

# Lista de bandas russas - http://www.clinus.org/kurssit/whoswho.htm

# Nashe Radio - http://www.nashe.ru/

# MTV Russia - http://www.mtv.ru/main.wbp

# História do Rock na Rússia -

http://www.russia-ic.com/culture_art/music/380/#r1

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Sobrevivendo na censura
Rock'n Russia
Clipes na Política
Não se fazem mais chineses como antigamente
Rock e contra-revolução
Hip Hop em mandarim
Aond nasceu o esporte?





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009