Clipestesia!


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Não se fazem mais chineses como antigamente

por José Maria Pugas Filho

Quando em 1949 o Camarada Mao Tse Tung proclamou a Revolução Cultural Chinesa, qualquer vestígio de cultura ocidental era vista como um pecado a ser extirpado da Nova China. Instrumentos como violino eram queimados publicamente e qualquer disco ou roupa que fugisse aos dogmas do Livro Vermelho seriam queimados publicamente. Muitas vezes, juntava-se a este espetáculo a execução do "criminoso cultural".


Imagino o que o Mao falaria ao ver as beldades da Nova China...


#01. Jolin Tsai











Jovem Princesa do Mandopop - Pop Mandarim - esta cantora de Taiwan, considera província rebelde por Beijing e país independente pelo resto do mundo ignora os conflitos políticos e é ícone popular na China.


#02. Stefanie Sun




Outra estrangeira na lista? Sim, para desespero dos linhas duras de Beijing, esta artista de Cingapura vendeu só este ano 950 mil cds na China. Com cabelos curtos, estética contida mas abertamente ocidental, posicionamento político pró-capitalismo e contrato com a Warner Music de Taiwan, ela pertence à prestigiada classe de artistas adorados pelos jovens chineses e tolerados pelo Governo.


#03.Duan Si Si



IA China é gigante. Isso não é novidade para ninguém. A diversidade de seus grupos étnicos fazem com que os ritmos ocidentais, além de incorporados pelos chineses, assumem diferenças gigantes entre as etnias e as regiões do país. Este é o caso do rap, que neste clipe, é cantado em Wuchan, dialeto mandarim da região de mesmo nome. Adeus, plano de um idioma para uma nação de Mao...


#4. Jay Chou


 


Adivinha? Desta vez é homem, mas ainda é de fora da China. Nascido em Taiwan, Jay Chou é um dos principais ícones pops de cidades como Beijing, Shangai e Hong Kong, além de ser um dos maiores, senão o maior, compositor de Mandopop na China. Sim, na China.


Suas músicas são cantadas com euforia com estudantes adolescentes e seu rosto enfeita cadernos - e sonhos - femininos.


#05. Brain Failure




Para encerrarmos a lista dos 5 pesadelos de Mao, que tal explorarmos o submundo Punk de Beijing?


Brain Failure mistura letras em inglês e mandarim, com riffs pesados e estilo punk ocidental. Nascidos nos anos 90, hoje contracenam com artistas ocidentais e tem o resto da Ásia como principal consumidora de seus CDs, já que não são bem vistos pelo Governo Comunista chinês por "atrapalharem a harmonia da sociedade chinesa e desviar os jovens"...


Por mais absurdo que pareça esta desculpa, ela poderia ser usada por qualquer político conservador do mundo para condenar expressões musicais que não entendem ou que os ameaçam. Não é, Bush?

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Página inicial






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Rock e contra-revolução
Hip Hop em mandarim
Aond nasceu o esporte?





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009