Clipestesia!


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Um pouco mais da Malásia

Uma coisa curiosa me levou a conhecer um cantor malaio: circula pelo YouTube um vídeo de uma menininha cantando uma música que ninguém sabe ao certo o idioma e de que país é esta pequena. Ela é a coisa mais fofa! Minha curiosidade foi tão grande que comecei a pesquisar sobre a menina e descobri que ela é da Malásia, se chama Alis e a música interpretada por ela é do cantor Anuar Zain.




Anuar nasceu em Merlimau, Malaccaé, na Malásia em 15 de fevereiro de 1970. É cantor e modelo, e se consagrou em 1998 com o álbum que recebia o seu nome como título. Hoje ele possui três CD’s gravados e o mais recente foi lançado em 2007.



Graças ao sucesso do vídeo de Alis, Anuar possui duas comunidades no orkut e um perfil cridado por fãs, que estão fazendo uma campanha para que ele seja entrevistado por Jô Soares!


Já percebi que na Ásia, o estilo Pop Romântico é o que mais agrada o público. Anuar é mais um cantor com o romantismo a flor da pele. Em suas músicas sempre exalta o amor, inclusive “Sesucinya Cintamu”, música cantada por Alis, quer dizer: a pureza do amor. No clipe Anuar aparece em um apartamento decorado como o de um casal apaixonado, no caso ele e sua amada, mas Anuar aparece amarrado, aprisionado por ela. Ela o trata com carinho, o alimenta, se diverte com ele, mas não o solta. A idéia é mostrar que o amor puro não prende, não sufoca, tanto que no final do clipe Anuar é solto e os dois se acariciam com paixão, mostrando que a pureza do amor está em respeitar os espaço e a individualidade da pessoa amada.

Anuar tem outros videoclipes que fizeram tanto sucesso quanto o de Sesucinya Cintamu: Keabadian Cinta, Permata, Semua Untuk Mu ,entre outros.

Ziana Zain, irmão mais velha de Anuar, também faz muito sucesso pela Ásia. No maior estilo Pop, Ziana é cantora, compositora, atriz e modelo.

Nascida em uma família de músicos e vencedora de mais de 200 prêmios locais, bem como prêmios internacionais, não poderia deixar de citar, para finalizar o meu post, a cantora mais bem sucedida da Malásia: Siti Nurhaliza.




Siti começou a carreia muito cedo, cantando em casamentos e festas em geral, mas após o lançamento do seu primeiro álbum tornou-se uma figura bem conhecida na cultura pop da Malásia. Suas canções abrangem uma vasta gama de gêneros, como pop, R & B e tradicional música malaia. Sua voz e suas letras são muito populares entre os adolescentes e adultos em toda a Malásia, Singapura, Brunei e Indonésia.

Siti foi o primeiro artista não-chinês a ser convidado para participar do 15º Golden Melody Awards em Taiwan (2004), além de realizar um show solo no Royal Albert Hall, em Londres, em 1 de abril de 2005, o que lhe rendeu o apelido de "Celine Dion da Ásia”, por causa do seu poderoso vocal e do seu excelente desempenho.

Com o sucesso na sua carreira de cantora, Siti criou a sua própria empresa - Siti Nurhaliza Productions - com atividades de entretenimento em geral, além de ter seus próprios produtos. Siti também divide seu tempo gravando comerciais para produtos internacionalmente famosos tais como: Maybelline, Pepsi, Pantene, Maxis, TM Net, Jusco, Konica Minolta, Olay Skin Care e Samsung, o que a levou ao topo da lista dos mais ricos artistas da Malásia.

Siti também foi a primeira artista malaia a pisar no tapete vermelho do Grammy Awards em 2007, e agora em 26 de Dezembro de 2008 foi lançado o seu mais novo disco: Lentera Timur, que ficou guardado desde 2006 devido à falta de material para ser lançado.

Como nenhum clipe do novo Cd de Siti foi lançado ainda, escolhi um do penúltimo CD, que foi lançado em 2007 pra postar aqui pra vocês.










Marcadores: , , , , ,




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Longínqua e desconhecida, a Malásia é um dos segredos mais bem guardados da Ásia

O post desta semana é sobre a Malásia, mas como quase ninguém conhece este curioso e escondido país, vou passar algumas informações sobre ele.

A Malásia é um país do sudeste asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Maláia e ilhas adjacentes, e uma parte do norte da ilha de Bornéu. Foi uma colônia do Reino Unido e em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelo Japão e em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957.


É uma sociedade multicultural com malaios, chineses, indianos e euroasiátiocos. A música tradicional malaia é fortemente influenciada pelas culturas chinesas e islâmicas. O país é coberto por uma das mais antigas e ricas florestas tropicais do planeta, tem praias perfeitas (equipadas, como toda praia perfeita, com resorts perfeitos), mergulho de primeira, artesanato lindo e barato, gastronomia de primeira e uma capital pra lá de moderna: Kuala Lumpur.


O lema do país é: “BERSEKUTU BERTAMBAH MUTU”, que quer dizer “A União Faz a Força”.

Se você um dia quiser ir passear pela Malásia, fique atento, para nós brasileiros não é necessário visto, uma vez que vigora desde junho de 1999 um acordo entre o Brasil e a Malásia que dispensa os nacionais de ambos os países do visto de turista para estadas de até 90 dias. Mas é bom lembrar que as autoridades sanitárias da Malásia exigem de todos os passageiros provenientes do Brasil (e da maioria dos países da América Central e do Sul) um certificado internacional de vacina contra a febre amarela.

Para abrir o post da semana, escolhi Nicholas Teo, vencedor de “2002 Astro Talent Quest”, uma espécie de Ídolos. Ele é um cantor chinês-malaio que iniciou sua carreira quando foi estudar em Taiwan. Quando retornou à Malásia, participou da competição, e o sucesso foi tanto que acabou levando-o a assinar contrato em Taiwan com a empresa Music Street e em 18 de junho de 2004 lançou seu primeiro álbum “1st Choice Nicholas”.

Teo já lançou cinco álbuns e em 2008 ganhou dois prêmios pela MTV Asia Awards, como artista malaio favorito e também como o artista favorito da Ásia. Ele já gravou diversos videoclipes, então escolhi um, o mais recente para mostrar um pouco do trabalho deste fenômeno malaio, que se espalhou pela Ásia, tendo fãs clubes em Taiwan, Hong Kong, China, Singapura, Vietnã e Coréia.





Os clipes de Teo se destacam pelo uso de efeitos especiais. Ele busca valorizar os traços da cultura asiática, mas sempre com sofisticação, inclusive nos figurinos. Romântico assumido, neste clipe Teo retrata um amor de luto, talvez uma frustração ou decepção, por isto explora os fundos escuros – isto não acontece apenas neste clipe, na verdade a maioria deles explora bastante esta estética, as cenas com pouca iluminação.



A maioria de seus videoclipes e músicas tem como tema uma decepção amorosa ou algo relacionado ao tema amor.
Amanhã tem mais Malásia no VMC!!!

Marcadores: , ,




sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Hip hop e rap cubano

Um dos estilos que cada vez mais vem se destacando em Cuba é o rap e o hip hop. O estilo possui nomes conhecidos e respeitados no país entre eles estão o Los Paisanos e o Obsésion. Essa mania começou por lá em meados da década de 90 com o I Festival de Rap em Cuba de 1995 e hoje existe uma centena de grupos: RCA, Anonimo Consejo, Los Aldeanos e muitos outros.


Clipe do grupo Los Paisanos


O Obsésion que começou com oito integrantes hoje é formado pelo casal Magia Lopes e Alexey Rodrigues Mola além do DJ Isnai Rodrigues. O trio mistura guaguancó, ruba, charleston, jazz, bolero... E de tudo isso sai um hip hop com letras políticas, sobre amor e racismo. Mas o Obsésion não se restringe a fazer música. O grupo tem um trabalho social, o Fabri-K, que é uma fábrica de idéias e um projeto multidisciplinar que reune outros grupos de rap, agitadores culturais, poetas, escritores, pesquisadores e quem mais quiser para desenvolver atividades e oficinas. Tudo isso para incentivar o surgimento de novos grupos de rap, grafiteiros, dançarinos além de despertar uma consciência negra, de comunidade e de valorização da auto-estima.

Bacana, né? Então assiste o clipe de Los Pelos do trio aí!


Clipe do grupo Obsésion


Para terminar o post de hoje e dessa semana toda sobre Cuba vou colocar o clipe de ¿Que tu te crees? do grupo Double Filo que é muuuuuuuito bem feito.

Marcadores:




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cinema, música e videoclipes

Pesquisando sobre o país descobri que o teatro, o cinema e a maioria das artes custa muito pouco para a população. Um ingresso de cinema custa cerca de 5 centavos de real. Sim, isso mesmo que você leu, 5 centavos de real! É claro que pra gente isso é muuuuuito barato. Mas para o povo cubano está dentro de sua realidade já que a maioria da população recebe em média menos de 50 dólares por mês.

A primeiro intituto criado assim que Fidel Castro entrou no poder foi o ICAIC - Instituto Cubano Del Arte e Indústria Cinematográficos. Talvez por isso hoje Cuba seja o 4o. maior produtor cinematográfico da América Latina. Em média o povo cubano vai aos cinemas 1,5 vez por ano. Achou pouco? No Brasil essa média é de 0,4 vez ao ano. Se em 50 anos Cuba produziu apenas 8 longas-metragens. Tamanho foi o crescimento nesse setor que 8 filmes foi a produção de um só ano, de 2006.

E foi através do cinema que eu conheci um pouquinho sobre a música de Cuba. O filme foi o Buena Vista Social Club de Win Wenders de 1999. Nele podemos ver e ouvir mais sobre a música e os antigos compositores da terra de Fidel.

Trecho do filme Buena Vista Social Club sobre a música cubana.

Porque antes disso eu só conhecia a Gloria Estefan, sim ela é cubana... vc sabia? Ela nasceu na capital, Havana, mas saiu de lá aos dois anos de idade pois seu pai era guarda-costas do ditador deposto por Fidel Castro. Foi para os Estados Unidos onde iniciou sua carreira e vive até hoje.


Essa música é Reach e eu tenho certeza que você conhece. Ela foi tema das Olimpíadas de Atlanta.

E depois do filme eu vim a conhecer o Orishas através do clipe de Represent onde eles sequestram um compositor cubano.

Concidentemente tanto a Gloria Estefan como o Orishas não vivem mais na ilha de Fidel. Mas Cuba possui muito mais em termos de música... e videoclipe. Confira o post de sexta!

Marcadores:




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O que você conhece sobre Cuba?

Cuba é uma ilha localizada na América Central e é o único país em regime socialista do Ocidente. E só isso que você sabe sobre esse país?

A bandeira de Cuba


Então continue lendo o post...

O teritório de Cuba foi de domínio espanhol por 4 séculos e que só terminou devido a derrota que sofreu na invasão americana à Cuba. A dominação espanhola na ilha acabou em 1898 mas no ano seguinte os Estados Unidos estabeleceriam um governo militar na ilha. Só em 1902 viria a ser proclamada a República em Cuba mas com restrições: os Estados Unidos teriam o direito de intervir nos assuntos internos de Cuba limitando sua soberania e independência por 58 anos.

No dia 1° de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde constituido pelo povo cubano e dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrotou o governo do país. E é só nesse momento que Cuba obteve sua total independência em relação aos EUA.

Esse você também deve conhecer, né? E embora tenha sido extremamente importante no processo da Revolução Cubana Ernesto Che Guevarra não é cubano, ele é argentino.

Nos dias de hoje... Cuba possui 11 milhões de habitantes e um índice de alfabetização de 99,8% de sua população acima dos 15 anos. Estando à frente dos EUA, França, Suíça, Canadá, Japão e mais um monte de país desenvolvido. Impressionate, não? A ilha também de destaca no esporte. É o 3o. país com o maior número de medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Eu ainda preciso destacar os tratamentos da medicina cubana?! Acho que não, né?

Depois dessa introdução toda você imagina o que acontece culturalmente nesse país? Que ritmo musical domina a ilha? O que acontece no cinema de lá? E os teatros... será que tem videoclipe por lá?

Descubra no post de quarta...

Marcadores:




quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O MUNDO É MELANCÓLICO...

A neve é branca...

E os clipes dessa banda da Islândia também...

Veja Svefn-g-englar. (O quê?! É... eu também ainda não entrei nas aulas de islandês pra traduzir esse título...)

Mas o Sigur Rós não vive só de clipes brancos. Até porque apesar da cor clara, não deixam de ser sombrios e um tanto quanto melancólicos... Um ótimo exemplo é Vidrar Vel Til Loftarasa:


Me lembro desse clipe nas aulas de Ari... É engraçado pensar que ele tem 7 minutos, mas que passa tão rápido, tamanha beleza das imagens, leveza e até mesmo meiguice, apesar de tão impactantes... Esse clipe me emocionou...

Nas fontes de pesquisa o estilo musical do Sigur Rós consta como Post-Rock. Mas o que vem a ser isso?! E o que vem a ser o som do Sigur Rós?!

Eu prefiro "definir" como um som altamente experimental que faz o mesmo tipo de experimentação no videoclipe.

Só pra se ter uma idéia, só o início desse clipe já uma viagem... O resto então... (gente posso entrar em depressão depois desse post?!)

Bom... antes que eu seja a culpada por pessoas tendo crises existencias por aí (tirando a minha própria), vou deixar aqui sugestões de clipes dessa banda com músicas muito boas e clipes melhores ainda!

Hoppípolla
Glósóli
Sæglópur
Hljómalind
Gobbledigook
Inní mér syngur vitleysingur
Við spilum endalaust

Marcadores:




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NÃO É A BJÖRK!!

O assunto da semana é a Islândia, aquele país pequeninho, no norte da Europa, que de tão frio e cheio de gelo, em inglês é chamado de Iceland.












E claro que ao falar de música islandesa você, assim como a imensa maioria das pessoas, deve achar que lá só tem espaço pra Björk.



















Tá enganado! Além de ter diversas outras bandas e músicos, têm alguns até que a gente conhece, mesmo sem saber...

Como Emilíana Torrini, de 31 anos.

Ah, não ligou o nome à pessoa?! Tá...

Lembra-se da música-tema do Senhor Dos Anéis: As Duas Torres??

Pois é ela quem canta!!






Não pára por aí! Ela teve uma música no filme Crazy/Beatiful, chamada To Be Free.






Sem contar a Summerbreeze, que era da trilha da série Buffy: A Caça Vampiros.

Ela tem duas músicas que compôs gravadas por Kylie Minogue: Slow e Someday. Tendo a primeira sido indicada para o Grammy 2005 de Melhor Música Dançante.

Tem vocais seus na música Hold Your Hand de Paul Oakenfold (aquele DJ que abriu os shows da Madonna no Brasil).

E já fez turnês com vários nomes bacanérrimos da música mundial como Moby, Sting, Dido, Travis e outros.

Depois disso tudo, você pode até pensar: “Mas o estilo dela é muito parecido com a Björk” e é mesmo... Mas uma fórmula de sucesso é ou não feita para ser copiada?!

Marcadores:






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Finlândia
COMO NO POST ANTERIOR
TURQUIA - A Fronteira entre o Ocidente e o Oriente
Kate Perry teria se inspirado em uma cantora colom...
Uma das melhores bandas do mundo vem da Colômbia
Rebolation e hip-hop na África do Sul
O hip-hop e o pop da África do Sul
Angola: Sem chocalho amarrado na canela
Um pouco mais da Itália
Só conhece músicas italianas por causa da novela d...





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009