Clipestesia!


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Attaque 77

attaque77

A banda Attaque 77 começou em 1987 em Buenos Aires na Argentina, tendo como maior influência musical os Ramones, banda de Punk Rock de Nova York. O quarteto argentino lança seu primeiro disco em 1988, a convite de uma rádio Argentina chamada Radio Trípoli.

Em 1992 a banda lança o disco “89 – 92”. A banda consegue fazer sucesso com esse disco e faz turnê por toda a Argentina. Nesse disco o som simples do Punk Rock começa a dar lugar a influências mais variadas, como Ska Reggae, Hard Rock e New Wave. Aliás, o 77 no nome da banda se refere ao ano de 1977, ano em que foram lançados vários clássicos discos do punk rock, entre eles os primeiros discos de bandas importantes para o gênero, como Ramones, Sex Pistols, The Clash e Dead Boys.

Dois dos integrantes da banda são vegetarianos e isso reflete nas letras de músicas como “El Perro”, “Chicos y Perros”, “Ojos de Perro”, “Espiral de silencio” e “Él pajaro canta hasta morir”, que são a favor da liberdade e do respeito aos animais. Nota-se também que cachorros são temas freqüentes nas suas músicas (“Perro” significa cachorro em espanhol).

Além de animais suas letras também abordam temas como cerveja, festas, amor, política, cotidiano, desigualdade social, futebol, entre outros.
Em 1996 o Attaque 77 se une as também argentinas 2 minutos e Superuva e as internacionais Iggy Pop e Die Toten Hosen para fazerem a abertura do show de despedida do Ramones, a banda que os influenciou, no estádio do River Plate, time de futebol argentino.


Attaque 77 - Perfeccíon

Em 1999 lançam um álbum chamado “Otras Canciones”, um disco em que eles fazem versões para músicas de outras bandas ou artistas que eles admiram. Entre os homenageados estão The Who, Ramones, Beach Boys, Los Auténticos Decadentes, e pasmém, ABBA e Erasure, e pasmem mais ainda, covers de Legião Urbana e Roberto Carlos!

Sim, você não leu errado! Os integrantes da Attaque 77 gostam de música brasileira e regravaram “Perfeição”, da Legião Urbana (que na minha opinião ficou melhor que a original) e “Amigo”, de Roberto Carlos, ambas em espanhol. A aceitação de “Perfección” foi tão boa que essa música abre o álbum ao vivo deles, chamado “Trapos”, de 2001.

Em 2007, comemorando vinte anos de carreira, a banda tocou no festival Quilmes Rock 2007, dividindo o palco com bandas como Bad Religion, Aerosmith, Evanescence e Velvet Revolver. Atualmente a banda está em turnê de divulgação do seu primeiro DVD ao vivo, chamado “Karmagedon em vivo”. Atualmente a banda possui nada mais nada menos que 26 clipes gravados 16 albúns lançados!


Attaque 77 - Chicos y Perros

Marcadores:




segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nusrat Fateh Ali quem? Famoso sim, e como!

O cantor Nusrat Fateh Ali Khan, 1948-1997, é até então o mais renomado cantor paquistanês que já existiu. Fora sua marca no Guiness Book, com 125 álbuns do estilo qawwali gravados, também fez parcerias com vários artistas ocidentais, como Peter Gabriel, Alanis Morissete e Eddie Vedder, e participando de algumas trilhas sonoras, inclusive no filme “Assassinos Por Natureza”.
Nesse filme, especificamente, não gostou de ter sua voz ali, uma vez que a violência exibida vai contra os valores pregados pelo qawwali, cânticos dos sufis, uma tradição mística do islamismo, que conduz ao contato direto com Deus através das canções.
Sua música mais famosa é Tere Bin Nahin Lagda (Sem você), e o videoclipe é super bem produzido, fazendo jus à Bollywood.




Aqui nós vemos um casal que luta para ficar junto, através do amor puro. Na letra, o cantor fala sobre não poder ficar em paz sem seu verdadeiro amor, e a poesia das imagens é um reflexo do que ele diz, repetindo as palavras coração e amor várias vezes, além de colocar elementos da natureza e da geografia local, como nesse trecho: “pergunte às nuvens negras o quanto meu peito ainda queima, ainda que muitas monções¹ tenham passado”.
É interessante perceber a poesia, o romantismo e a fé em coisas tão puras, num país onde há tantas guerras e um povo ainda tão miserável, o sexto país mais populoso do mundo. O que não podemos negar é que realmente se trata de uma bela canção.




1 – o clima de monções é específico do sul asiático, se tratando de correntes quentes e úmidas responsáveis pelas chuvas e que define a época de plantio da agricultura. No Paquistão as monções vem uma vez ao ano, no final do verão.

Marcadores:




quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A morenisse musical da Índia

O VMC está de volta à ativa e, a partir de hoje, vai mostrar regularmente que nem só de inglês e português vive o videoclipe! Se você nos acompanhar nessa viagem, nunca mais vai encarar música do mesmo jeito...

Ariane Holzbach

Como ponto de partida, escolhi um país que, apesar de suas história milenar, não é muito conhecido no Brasil: a Índia.

Sim, a Índia tem lindas morenas, muitos mercados ao ar livre, especiarias e comida apimentada. Mas não é só isso. Não mesmo.

Você por acaso já ouviu falar no rock indiano?

Tudo começou lá pelos anos de 1970. Influenciados pelos Beatles, Elvis Presley e demais produtos do pop em inglês, a Índia viu surgir grupos que uniram instrumentos locais às guitarras distorcidas.

Um dos que fizeram muito sucesso foi o Indus Creed. O grupo virou febre nos anos 80 até meados dos anos 90 e influenciou boa parte do rock asiático. Dá uma olhada em um dos clipes da banda, Pretty Child:

Sim, o inglês é língua oficial na Índia.

Percebam que muitos elementos familiares a nós - como o conceito de ídolo pop, a câmera direcionada ao cantor, a supervalorização da imagem - estão fortemente presentes. Mesmo assim, elementos únicos à cultura indiana também aparecem: boa parte dos instrumentos utlizados, a iluminação natural (que confere uma estética ímpar ao vídeo) e as locações escolhidas, por exemplo.

A banda tem vários outros clipes que chegaram a passar na MTV local. Esse, particularmente, tem uma estética incrível especialmente no início:

Sim, Bollywood influenciou e influencia o mundo videoclíptico indiano.

Pra terminar esse post (sim, também vou ficar com gostinho de quero-mais), vou deixar vocês com água na boca com o The Raghu Dixit Project. Trata-se de um projeto liderado por um cantor indiano, Raghu Dixit, cuja idéia principal é mixar sons e influências indianas. Olha que música/clipe instigante:

Dá vontade de aprender a tocar!!!

Esse clipe é cantado em hindi, a outra língua ofical da Índia, e diz que devemos continuar lutando, não importa o que aconteça.

A Índia tem muuuito, muuuuuuito mais bandas/videoclipes do que a gente pode imaginar. Acompanhem o VMC e vá degustando aos poucos... Isso é só o começo!

Marcadores:






Clipes da Mongólia? Cazaquistão? Uzbequistão? Outros países terminados em ão? Lógico que tem! E como tem! O VMC quer mostrar as mais diferentes culturas desse mundão afora e como ela aparece nos videoclipes.



Finlândia
COMO NO POST ANTERIOR
TURQUIA - A Fronteira entre o Ocidente e o Oriente
Kate Perry teria se inspirado em uma cantora colom...
Uma das melhores bandas do mundo vem da Colômbia
Rebolation e hip-hop na África do Sul
O hip-hop e o pop da África do Sul
Angola: Sem chocalho amarrado na canela
Um pouco mais da Itália
Só conhece músicas italianas por causa da novela d...





China
Índia
Paquistão


Argentina
Chile
Colômbia


Rússia
Aústria
Grécia


Nova Zelândia
Austrália


Angola
Egito

 

Arquivos

dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 outubro 2009 novembro 2009 dezembro 2009